Nesta seção, Quiz, você encontra
perguntas e respostas mais frequentes relacionadas aos nossos temas.

Quiz 2018    Quiz 2017    Quiz 2016    Quiz 2012    Quiz 2011    Quiz 2006

Manoel Marcondes Neto - Canal Futura (11/06/2012)

A enquete "a que tipo de atividade cultural você tem acesso?", levantada pelo Canal Futura, apresentou os seguintes resultados: 46% dos entrevistados vão ao cinema; 16% a shows; 7% ao teatro; 5% a exposições e 26% responderam não ter acesso a qualquer atividade cultural, embora muitos participantes tenham declarado que em seu tempo livre, ou "de entretenimento", gostam de frequentar bares, churrascos, conversar com amigos ou atender a atividades religiosas - todas plenamente consideráveis como "atividades culturais", num sentido pleno do termo.

A pergunta do programa: - De que forma promover a leitura, incentivar a prática da música, do teatro e de outras atividades culturais pode contribuir para uma sociedade mais crítica?

A minha resposta, no briefing da entrevista, antes do programa: A fruição cultural, o contato com a arte - não só como consumo, mas também como produção - enriquecem a experiência humana, tanto do ponto de vista da sensibilidade quanto da racionalidade. De tal desenvolvimento decorre um indivíduo mais consciente, com maior repertório e mais propenso a exercer escolhas, ou seja, formar uma opinião independente sobre o que o cerca. Com indivíduos mais ricos culturalmente e mais conscientes, pode-se alcançar uma sociedade mais crítica.

Apresentação: Cristiano Reckziegel.


1. O desafio da precificação de bens culturais.

2. Incentivo cultural ao cidadão, não só às empresas.


3. Divórcio - lamentável - entre Cultura e Educação.

4. Hábitos de fruição cultural, pesquisa e políticas.


5. A questão da permanência dos Pontos de Cultura.

6. Lei federal de incentivo à cultura tem que ser modificada.


7. Sobre o Sistema Nacional de Cultura, base do PNC.

8. "Consumo" de bens culturais: fruição (um termo melhor).