Seminário Itinerante de Marketing Cultural

A partir do êxito do curso "Marketing Cultural: Teoria e Prática", extensão em 60 horas/aula criado em 29/03/1994, a FCS/UERJ e a Coordenação de Cursos do CEPUERJ oferecem uma versão condensada de parte daquele conteúdo em formato de seminário itinerante.

O "Seminário Itinerante de Marketing Cultural", criado em 15/02/2005, acontece em um dia apenas - formato mais adequado para uma reciclagem rápida e a atualização de pessoas que não possam ou não desejem vincular-se a um curso de extensão que tem a duração de 15 semanas. Destina-se também a levar a reflexão sobre o tema a outros municípios ou a organizações interessadas em desenvolver pessoas na área.


SISTEMA DE PARCERIA

A parceria segue o tradicional formato "on demand" e exige um número mínimo de inscrições (05 participantes), sala e equipamento adequados ao número de participantes. São da responsabilidade do CEPUERJ: o coordenador-instrutor do seminário, livro-texto e certificado.

Pessoas físicas também podem solicitar o Seminário Itinerante, formando um grupo de estudo que possa atender aos requisitos acima. As inscrições são feitas diretamente na Coordenação de Cursos (COCURSO) do CEPUERJ.


OBJETIVOS DO SEMINÁRIO
  • Informar e refletir sobre o campo interdisciplinar do marketing cultural a partir de um conceito científico com vistas ao estabelecimento e manutenção de políticas culturais;
  • Integrar conhecimentos visando a construção de uma filosofia de ação cultural pública ou privada fundamentada nas melhores práticas de marketing cultural.

PÚBLICO-ALVO
  • Administradores de organizações e espaços culturais;
  • Potenciais gestores de patrocínio;
  • Legisladores e administradores públicos interessados no desenvolvimento de iniciativas artístico-culturais;
  • Profissionais de marketing, relações públicas, propaganda, comunicação empresarial e promoções que atuem na seleção e produção de iniciativas artístico-culturais nas esferas pública e privada;
  • Professores e estudantes de administração, comunicação, marketing, belas artes, educação artística, museologia, produção cultural e áreas afins;
  • Artistas, agentes, produtores culturais, empresários artísticos e demais interessados.

COORDENADOR-INSTRUTOR

Manoel Marcondes Machado Neto - professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, produtor cultural e consultor de empresas desde 1980, autor da pioneira tese "Marketing Cultural: características, modalidades e seu uso como política de comunicação institucional" (USP, 2000), do livro "Marketing Cultural: das práticas à teoria" (Ciência Moderna, 2002) e editor do site www.marketing-e-cultura.com.br (1999).


PROGRAMA
  • INDÚSTRIA CULTURAL E ECONOMIA DA CULTURA
  • MARKETING E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
  • MARKETING CULTURAL DE TERCEIRA GERAÇÃO
  • INCENTIVOS FISCAIS E OUTRAS FORMAS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • ASPECTOS DA ADMINISTRAÇÃO DA CARREIRA ARTÍSTICA
  • POLÍTICAS CULTURAIS PÚBLICAS E PRIVADAS

FORMATO
  • 6 horas/aula (sugestão: de 10:00 às 17:00 h, com intervalo de 1 hora) INFORMAÇÕES PARA ESTABELECIMENTO DE PARCERIA / INSCRIÇÕES Coordenação de Cursos (COCURSO) do CEPUERJ: Rua São Francisco Xavier, 524 - BLOCO A - Sala 1019 - CEP 20550-013 - Rio de Janeiro/RJ - Telefax: 021-2284-3325 ou cursoext@uerj.br.



« voltar