GESTÃO E MARKETING NA CULTURA
Objetivo
Capacitar o aluno para a reflexão e o aperfeiçoamento das técnicas gerenciais aplicáveis às iniciativas culturais públicas ou privadas - projetos, programas e políticas - , no que diz respeito ao processo de marketing, à gestão de pessoas, de recursos financeiros, de informações e de parcerias, sob uma perspectiva de mercado.
Carga horária
Aulas aos sábados, de 9:30 às 18:00 h, perfazendo um total de 150 horas presenciais (18 sábados) somadas a 30 horas dedicadas a trabalho de conclusão de curso sob orientação à distância.
Formato
Aulas expositivas, palestras com convidados especializados, dinâmicas de grupo, debates e parte prática a cargo da Incubadora de programas e políticas culturais.
Programa
O programa do curso fundamenta-se nos cinco eixos principais da Política Nacional de Cultura e mais dois eixos temáticos.
Eixo 1: gestão pública da cultura, indústria cultural, políticas culturais.
Eixo 2: cultura é direito e cidadania, a questão da diversidade cultural, aspectos do direito: sociedades e contratos, direito autoral e propriedade intelectual, marketing social.
Eixo 3: economia da cultura, cadeias produtivas na cultura, o desenvolvimento do projeto cultural, o ponto-de-vista do produtor, contabilidade e auditoria aplicada à área cultural, mídia comercial, o ponto-de-vista do patrocinador, análise de viabilidade, o uso dos incentivos fiscais à cultura, captação de recursos, marketing cultural de terceira geração.
Eixo 4: patrimônio cultural, panorama das artes, o processo de criação artística, marketing para museus e centros culturais, pesquisas de público.
Eixo 5: comunicação é cultura, relações com a imprensa, marketing e comunicação institucional.
Eixo 6: políticas de patrocínio.
Eixo 7: marketing cultural.