19.06.2011 - Folha de São Paulo - Ilustrada - E1 - Keila Jimenez - Ibope não altera fatias de receita publicitária.

Se em audiência o cenário da TV aberta mudou (desde 2007 a Record - 7,4% - ultrapassou o SBT - 5,4% - na vice-liderança), em faturamento publicitário as fatias da "pizza" continuam parecidas.

A Globo - 16,5% - ainda detém 70% de tudo o que é investido em TV aberta no país. Faturou com anúncios cerca de R$ 7,5 bilhões em 2010. A concorrência divide os outros 30%.

"De 2005 para cá essa distribuição na TV aberta não mudou muito", diz Mônica de Carvalho, vice-presidente de mídia da DM9. "Claro que audiência continua sendo importante. Mas os anunciantes e agências estão de olho na relevância dos conteúdos e na força da marca dos canais além da TV".

"Não houve oscilação de audiência significativa para que houvesse revisão no planejamento de mídia nas agências", diz Luis Erlanger, da Globo.

A Record rebate: "A fatia deles não corresponde à audiência por um aspecto cultural do mercado publicitário. Eles dominaram a TV por mais de 40 anos, mas a diferença vem diminuindo", afirma Walter Zagari.

DADOS: Referem-se à média de audiência na grande São Paulo. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios.

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