1996 - Marketing cultural: uma estratégia na comunicação empresarial. Beatriz Lage.

“Os produtos culturais, um filme, uma escultura, um poema ou uma ópera, têm o seu público e este tende a se expandir na medida de sua veiculação. Uma atividade cultural pode envolver um público amplo e de maneira positiva. Esse raciocínio, talvez, explica o vínculo progressivo entre os produtos culturais e as empresas. Elas garantem a realização de atividades que podem envolver a música, a dança, o teatro que, por sua vez, mobilizam o público. Por que as empresas patrocinam a cultura se não por isso ? A Escola de Comunicações e Artes, além de outros profissionais de áreas artísticas, da informação e da ação cultural, forma publicitários. E, com isso, são estudadas as questões que envolvem a inserção de produtos e idéias no meio social e no mercado. Há, portanto, numa mesma instituição, todos os elementos que possibilitam o estudo e a criação de bens culturais, a sua disseminação e todas as vinculações possíveis com o público. O Marketing Cultural aflorou desse tecido como uma conseqüência previsível e lógica”.

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