Nesta seção, Quiz, você encontra
perguntas e respostas mais frequentes relacionadas aos nossos temas.

Quiz 2018    Quiz 2017    Quiz 2016    Quiz 2012    Quiz 2011    Quiz 2006

Manoel Marcondes Neto - Rádio CBN (30/09/2011)

O aprimoramento das leis de incentivo cultural pode oferecer maior diversidade de oferta e acesso as artes, permitindo que mais artistas tenham oportunidade de apresentar seu trabalho e o consumo neste mercado também aumente. A opiniao é do professor da Faculdade de Administraçao e Finanças da UERJ Manoel Marcondes Neto entrevistado do Mundo Corporativo da CBN. Com o tema "economia da cultura", o programa discutiu caminhos para que o marketing cultural atenda as diferentes demandas do setor sem interferir na qualidade e conteúdo da obra. Manoel Marcondes Neto escreveu, com Lusia Angelete Ferreira, o livro "Economia da Cultura: contribuiçoes para a construçao do campo e histórico da gestao de organizaçoes culturais no Brasil".

Os questionamentos feitos pelo jornalista, aliados aos dos ouvintes, ampliaram a abordagem do tema Economia da Cultura e deram espaço ao marketing cultural - objeto de tese e livro anterior ("Marketing Cultural: das práticas a teoria"). Ambos os temas + Política Cultural e Indústrias Criativas, apontam para o que Celso Furtado avocava como um necessário "enriquecimento cultural da sociedade" neste nosso Brasil rico em produçao artística e pródigo em termos de diversidade cultural e multiculturalismo.

O Mundo Corporativo vai ao ar as quartas-feiras, 11 horas, no site da CBN, com participaçao dos ouvintes-internautas pelo Twitter @jornaldacbn e pelo e-mail mundocorporativo@cbn.com.br. A entrevista é reproduzida aos sábados, no Jornal da CBN.


1. O que é Economia da Cultura?

2. O que é Marketing Cultural?


3. Quem ganha com o negócio da cultura?

4. Por que as empresas investem em Cultura?


5. Qual o peso da Economia da Cultura?

6. O "marketing mix" na Economia da Cultura.


7. Precificação, preconceito e "crowdfunding".

8. Há bons exemplos de Marketing Cultural?