Prática
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Os museus e as relações públicas

 (1999, segundo semestre)


Rosane Maria Rocha de Carvalho


Os museus não são apenas lugares de memória, através da preservação e disposição das coleções guardadas e classificadas para estudo e compreensão de nossos valores culturais.

Nos países de primeiro mundo, ocupam cada vez mais o lugar dos espaços públicos que, segundo Habermas, foram sendo extintos da vida das grandes cidades em função da industrialização, do crescimento populacional e de sua ocupação desordenada.

As grandes capitais brasileiras, os museus têm feito um esforço cada vez maior para atrair o público através de exposições bem montadas e de uma programação cultural variada e de qualidade, transformando-se em lugares agradáveis, acessíveis e emocionantes.

Os museus vêm participando de uma revolução das mentalidades, na qual o seu papel comunicacional vem sendo enfatizado, não só com os recursos de programação visual elaborada para um grande público, como com o auxílio das técnicas de comunicação e de marketing. O museu hoje atua como uma organização que tenta atrair o maior número de pessoas para obter a sua autonomia financeira.

Mega-exposições como a das esculturas de Rodin e pinturas de Monet no Museu Nacional de Belas Artes receberam em média 300 mil visitantes, os quais contribuiram com recursos de ingressos e compras de cartões postais, posters e de produtos culturais alusivos ao tema da exposição. Estes recursos financiaram a manutenção do museu, a instalação de sistemas de ar condicionado ou de informatização, além de custearem a conservação e recuperação do seu acervo.

Para realizar eventos deste tipo os museus têm contado com a colaboração em seus quadros de profissionais de comunicação, os quais têm atuado no planejamento e execução de programas de manutenção de sua imagem institucional, de assessoria de imprensa, de relacionamento com seus diversos segmentos de público com atividades específicas para patrocinadores, sociedades de amigos, formadores de opinião e público escolar.

A resposta do público tem tido tanta importância que os museu vêm realizando pesquisas de opinião para conhecer melhor os segmentos que os freqüentam, quais seus anseios e necessidades, para melhor adequar a linguagem de suas exposições, publicações e folheteria, assim como para tentar atrair aqueles segmentos que não os visitam. Assim criam uma via de mão dupla, de diálogo com o público, utilizando uma ferramenta clássica da comunicação social como as pesquisas.

Outras ferramentas podem ser utilizadas nesta relação das instituições culturais com os seus públicos. E aí vislumbro um enorme campo de atuação para os profissionais de relações públicas. Nem todos os órgãos da área cultural, seja do âmbito federal, estadual ou municipal, têm profissionais de comunicação social em suas equipes, para desenvolver as atividades básicas de identificação de seus públicos e direcionamento de atividades para eles. Muitos destes órgãos hospedam projetos de atividades culturais que se somam à sua programação, enriquecendo-a e diversificando-a, trazidos por promotores culturais. Estes promotores culturais autônomos bem podem ser as nossas agências independentes de relações públicas, as quais podem ouvir as necessidades de programação destas instituições e ocupar seus espaços livres com projetos criativos que atingirão, com certeza, seus públicos-alvo.

Minha experiência é: a área cultural necessita de profissionais competentes de relações públicas para ajudá-la a exercer seu papel de preservadora de suas coleções e promotora de nossos valores culturais, utilizando todas as técnicas de comunicação a que têm direito.



Rosane Maria Rocha de Carvalho
Graduada em Museologia e Relações Públicas. Chefia a Divisão de Pesquisa do Museu Histórico Nacional. Atuou na Fundação Pró-Memória e Museu da República. Concluiu mestrado abordando a questão da pesquisa de público. Especialista Fulbright (EUA), atuou nos museus The Fine Arts Museum of San Francisco, Smithsonian Institution, National Museum of The American Indian e The Museum of Modern Art (MoMA).

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