Esta
seção divide-se em duas partes: Dicas: sugestões para a elaboração e viabilização de projetos (sem qualquer custo). Serviços: pareceres concedidos caso-a-caso, mediante contato direto para a obtenção de dados básicos que determinem o escopo do serviço (sob proposta). |
Consultoria
A atividade de consultoria na área
de marketing cultural ainda é recente. Como bem intangível, a
cultura apresenta dificuldades de mensuração até para quem
tem uma sólida experiência em marketing de produtos e serviços.
O aspecto positivo dessa
fase inicial é que o marketing cultural, apesar de ser uma realidade
bastante visível, encontra-se, no Brasil, em estágio de decolagem.
Ou seja, há muito por fazer.
Menos de um por cento
do produto interno bruto provém da cultura (de acordo com levantamento
efetuado pela Fundação João Pinheiro, sob encomenda do
Ministério da Cultura e publicado em julho de 1998 ) - e isto, num país
de características culturais únicas e carência crônica
de empregos.
Produtores, exibidores
e artistas já se encontram razoavelmente informados sobre o modus
operandi do marketing e os benefícios que suas técnicas podem
agregar à produção artístico-cultural.
Falta informação,
justamente, para aqueles que podem alavancar os projetos, ou seja, os patrocinadores
em potencial. Entre pessoas físicas e jurídicas, uma minoria absoluta
apóia a arte e a cultura no País. Alguns como parte de suas atividades
de promoção e quase sempre como forma de destinação
de parte de seus impostos devidos.
Às vezes, o que
falta é descobrir quais os públicos potenciais de uma determinada
iniciativa artístico-cultural. Outras vezes a dificuldade é descobrir
que tipo de projeto cultural uma determinada empresa deveria apoiar para obter
ganhos de imagem institucional. Em ambos os casos é preciso consultoria
especializada.
No Brasil,
os grandes centros urbanos já dispõem de uma inteligência
e de uma jurisprudência, por assim dizer, em mecanismos de marketing cultural,
seja na esfera pública, seja na esfera privada.
Diferentemente,
fora desses centros, e mesmo em algumas capitais do país, há ainda
uma relativa desinformação sobre os instrumentos legais, econômicos
e financeiros que podem auxiliar a viabilização da produção
artístico-cultural. Principalmente
nesse último caso, e atendendo também à demanda de artistas,
grupos artísticos, produtores, legisladores e administradores culturais,
bem como agências de comunicação e empresas em geral, é
que entra em cena a seção de consultoria deste site.
Veja as
sub-seções Dicas
e Serviços. Se a sua dúvida
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