Esta seção divide-se em duas partes:
Dicas: sugestões para a elaboração e viabilização de projetos (sem qualquer custo).
Serviços: pareceres concedidos caso-a-caso, mediante contato direto para a obtenção de dados básicos que determinem o escopo do serviço (sob proposta).

 

Consultoria

A atividade de consultoria na área de marketing cultural ainda é recente. Como bem intangível, a cultura apresenta dificuldades de mensuração até para quem tem uma sólida experiência em marketing de produtos e serviços.

O aspecto positivo dessa fase inicial é que o marketing cultural, apesar de ser uma realidade bastante visível, encontra-se, no Brasil, em estágio de decolagem. Ou seja, há muito por fazer.

Menos de um por cento do produto interno bruto provém da cultura (de acordo com levantamento efetuado pela Fundação João Pinheiro, sob encomenda do Ministério da Cultura e publicado em julho de 1998 ) - e isto, num país de características culturais únicas e carência crônica de empregos.

Produtores, exibidores e artistas já se encontram razoavelmente informados sobre o modus operandi do marketing e os benefícios que suas técnicas podem agregar à produção artístico-cultural.

Falta informação, justamente, para aqueles que podem alavancar os projetos, ou seja, os patrocinadores em potencial. Entre pessoas físicas e jurídicas, uma minoria absoluta apóia a arte e a cultura no País. Alguns como parte de suas atividades de promoção e quase sempre como forma de destinação de parte de seus impostos devidos.

Às vezes, o que falta é descobrir quais os públicos potenciais de uma determinada iniciativa artístico-cultural. Outras vezes a dificuldade é descobrir que tipo de projeto cultural uma determinada empresa deveria apoiar para obter ganhos de imagem institucional. Em ambos os casos é preciso consultoria especializada.

No Brasil, os grandes centros urbanos já dispõem de uma inteligência e de uma jurisprudência, por assim dizer, em mecanismos de marketing cultural, seja na esfera pública, seja na esfera privada.

Diferentemente, fora desses centros, e mesmo em algumas capitais do país, há ainda uma relativa desinformação sobre os instrumentos legais, econômicos e financeiros que podem auxiliar a viabilização da produção artístico-cultural. Principalmente nesse último caso, e atendendo também à demanda de artistas, grupos artísticos, produtores, legisladores e administradores culturais, bem como agências de comunicação e empresas em geral, é que entra em cena a seção de consultoria deste site.

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