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Editor
Manoel Marcondes Machado Neto

Graduado em Relações Públicas (IPCS/UERJ), especialista em Análise de Sistemas e Métodos (Saint Charles CPE - EUA), mestre em Comunicação com ênfase em Sistemas de Informação (ECO/UFRJ), doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e pós-doutor em Cultura e Territorialidades pelo IACS/UFF. Atua como produtor cultural e consultor de empresas desde 1980. Criou o pioneiro curso de extensão (60 horas) "Marketing Cultural: teoria & prática" no CEPUERJ, em 1994.

É o autor da primeira tese de doutorado na área: "Marketing Cultural: características, modalidades e seu uso como política de comunicação institucional" (USP, 2000). Mantém, permanentemente, atividades de ensino, pesquisa, produção de conteúdo e prestação de serviços de consultoria em Comunicação e Marketing. É cofundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (SP, 1999) e do Observatório da Comunicação Institucional (RJ, 2013).

Seu livro, "Marketing Cultural: das práticas à teoria", publicado pela Editora Ciência Moderna (lcm.com.br), foi lançado em 26 de setembro de 2002 no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Em dezembro de 2023 teve lançada a quarta edição do livro - revista, ampliada e atualizada (impressa e digital). Pela mesma editora, teve lançado "Marketing para Artes & RP para Artistas" (impressa e digital), fruto de sua tese de pós-doutoramento.

Em dezembro de 2008 teve editado pela Conceito Editorial "Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração", com lançamentos na rede Saraiva (em São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora) e na livraria Usina das Letras, em Belo Horizonte. A obra teve uma segunda edição também lançada pela LCM em 2016. Em parceria com Mariza Branco Rodrigo de Freitas, teve lançado em 2015, pela EdUERJ, o livro "Marca: do marketing ao balanço financeiro".

É também coautor, com Lusia Angelete Ferreira, do livro "Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo e histórico da gestão de organizações culturais no Brasil", lançado pela Editora Ciência Moderna (lcm.com.br) em 2011. Em parceria com Marcelo Ficher, lançou dois livros pela Conceito: "100 anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena" (2014) e "105 anos de Relações Públicas no Brasil" (2019).

É ainda, o autor dos livros "A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das relações públicas plenas podem fazer por você e sua organização" (Conceito Editoral, 2012), "Cultura e Marketing para as Artes" (Lumen Juris, 2017), e "Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa" (edição digital - Amazon, 2021; e edição impressa - iVentura, 2022). Coordena o Grupo de Pesquisa "Gestão e Marketing na Cultura" junto ao CNPq desde 2006.


Coordenador do Grupo de Pesquisa "Gestão e Marketing na Cultura" (CNPq).

marcondesneto@yahoo.com  |