Aqui você encontra informações sobre formação
de recursos humanos para a área de intersecção entre marketing & cultura.

AperfeiçoamentoAtualizaçãoQualificação ProfissionalReciclagem Histórico | Coordenação

Coordenação Geral

Manoel Marcondes Machado Neto

Relações-públicas, especialista em análise de sistemas (Saint Charles CPE/Chicago), mestre em comunicação (ECO/UFRJ) e doutor em ciências da comunicação (ECA/USP) com a pioneira tese “Marketing Cultural: características, modalidades e seu uso como política de comunicação institucional” (2000).

É professor adjunto da UERJ (admitido por concurso público em 1985), onde criou e lidera a CPDCOM (Coordenação de Pesquisa e Documentação em Comunicação e Mercadologia Prof. Manoel Maria de Vasconcellos).

Autor do livro “Marketing Cultural: das práticas à teoria” (Ciência Moderna, 2002). Como produtor cultural empreendeu livros, discos e espetáculos de poesia, teatro, dança e música instrumental para organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Exerceu por diversas vezes a chefia do Departamento de Relações Públicas da UERJ.

Foi coordenador do curso de Relações Públicas e diretor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Gama Filho de 2001 a 2004. Consultor de empresas desde 1980, participou dos quadros da Accenture do Brasil por oito anos, no cargo de Marketing & Communications Specialist até 2001.

Vice-diretor da FCS/UERJ (1992 a 1996), atuou como docente também no SENAC, UCAM e ESPM do Rio de Janeiro. Edita a newsletter PRO & PRO (www.cpdcom.inf.br)

Produtor cultural de 1983 a 1993, empreendeu - com e sem incentivos fiscais - livros, discos e espetáculos de poesia, teatro, dança e música instrumental. Foi chefe do Departamento de Comunicação do CEPUERJ (1988) e bolsista do Departamento Cultural da UERJ (Bolsa Trabalho-Arte da Secretaria de Educação e Cultura/RJ-MEC/FUNARTE) em 1982.