Aqui você encontra informações sobre formação
de recursos humanos para a área de intersecção entre marketing & cultura.

AperfeiçoamentoAtualização | Qualificação Profissional | Reciclagem Histórico Coordenação

Qualificação Profissional



Eventos Culturais / Artes Integradas
Curso de Extensão Universitária em 30 horas - 2ª. Turma

Objetivo: Prover o aluno de visão integrada de arte e cultura, capacita-lo a desenvolver projetos culturais em vários tipos de linguagem e habilita-lo a redigir seus projetos, com clareza e eficiência, para uso das leis de incentivo e apoio de patrocinadores potenciais.

Coordenação: Profª. Clarisse Fukelman, acadêmica, curadora e produtora em importantes centros culturais (Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília -, Museu Nacional de Belas Artes, Fundação Planetário do Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras), pesquisadora para museus e programas televisivos (TV Globo, Canal Futura, Museu de Artes e Ofícios), roteirista e especialista em projetos integrados.

« voltar

Incentivos Fiscais à Cultura
Curso de Extensão em 30 horas

Objetivo: Prover ao aluno uma visão geral dos incentivos fiscais à cultura, tanto no que diz respeito às leis federais, quanto às estaduais e municipais.

Coordenação: Profª. Lusia Angelete, contabilista, auditora e consultora especializada na área fiscal-tributária, autora do livro " O Simples e Outros Benefícios Legais para a Pequena Empresa", editado pela Freitas Bastos em 2006 e coordenadora do Eixo Temático "Economia da Cultura" do curso Gestão e Marketing na Cultura (aperfeiçoamento em 180 horas) da UERJ.

« voltar

Introdução ao Marketing
Curso de Extensão em 30 horas

Objetivo: Prover ao aluno uma visão geral da abordagem mercadológica, permitindo a compreensão de todo o processo econômico da atividade, da concepção de uma proposta de valor até a sua divulgação, passando pelo estudo de viabilidade logística e financeira.

Coordenação: Prof. Luiz Estevam Lopes Gonçalves, administrador, mestre em Administração Pública (EBAPE, FGV) com a dissertação:“ Marketing social: a ótica, a ética e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade brasileira, 1991”. Atuou como instrutor, consultor e diretor executivo da INPAE/FGV (Rede Interamericana de Educação em Administração P ública que congrega 43 instituições de ensino, pesquisa e extensão em administração pública nas Américas). Trabalhou para AFS do Brasil, Citibank, Mesbla e IPOM. Lecionou para a ESPM, PUC, UCAM, FAF/UERJ, UFRJ e UNESA. Prestou consultoria e lecionou para a Confederação Nacional da Indústria. Leciona e presta consultoria, através da FGV, em cursos e projetos corporativos. No exterior, lecionou para a Universidad de Anáhuac del Sur, México (DF), lecionou e prestou consultoria para MBA Escuela de Negócios (Las Palmas de Gran Canárias, Espanha e Cabo Verde, África) e para o Centro Internacional de Formação da OIT/ONU (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Guiné Bissau).

« voltar

Marketing do Livro
Curso de Extensão em 30 horas - 2ª. Turma

Objetivo: Prover ao aluno uma visão geral integrada do negócio do livro, desde a pesquisa de textos e autores até a viabilização e promoção da produção editorial.

Coordenação: Profª. Bety Serpa, historiadora, empresária de Relações Públicas especializada na indústria editorial. Trabalha com divulgação de livros desde 1978, tendo atuado nas mais importantes editoras brasileiras.

« voltar

Patrimônio Imaterial: Desafios e Perspectivas
Curso de Extensão em 30 horas

Objetivo: Identificar as potencialidades em termos de preservação e divulgação dessa categoria de patrimônio, reconhecida por legislação específica, em termos não só de registro e proteção, mas, também, de difusão cultural.

Coordenação: Profª. Rosane Maria Rocha de Carvalho, doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ), especialista em Marketing (pesquisadora Fulbright), museóloga e relações-públicas. Atuou na Fundação Pró-Memória, Museu da República e Museu Histórico Nacional. Professora Adjunta aposentada (FCS/UERJ).

« voltar

Perfis da Indústria Criativa
Curso de Extensão em 30 horas

Objetivo: Identificar, classificar e mapear as áreas da indústria criativa no contexto da produção e do desenvolvimento cultural, contribuindo para a construção de conhecimento nesse campo interdisciplinar.

Coordenação: Prof. Alberto Kaplan, artista plástico e professor. Curador de artes. Atuou no Departamento Cultural da UERJ e foi Coordenador da Oficina de Aquarela do MAC (Museu de Arte Contemporânea) da USP. Formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, coordena a Oficina de Pintura do DECULT/UERJ.

« voltar