Aqui você encontra informações sobre formação
de recursos humanos para a área de intersecção entre marketing & cultura.

Aperfeiçoamento | Atualização | Qualificação ProfissionalReciclagem Histórico Coordenação

Atualização

MARKETING CULTURAL: TEORIA & PRÁTICA

Objetivos

Capacitar o aluno para a concepção, planejamento, comercialização e execução de projetos e programas culturais.

Estabelecer uma filosofia de ação cultural fundamentada na concepção e manutenção de políticas culturais.

Carga horária

75 horas/aula (aulas aos sábados de 9:30 às 13:30 h).

Formato

Aulas expositivas, palestras com convidados especializados, dinâmicas de grupo, debates e parte prática a cargo da Oficina de projetos culturais.

Programa

  • Indústria Cultural e Economia da Cultura;
  • Marketing e Comunicação Institucional;
  • Marketing Social;
  • Marketing Cultural de 3a. Geração;
  • O desenvolvimento do projeto cultural;
  • O processo de criação artística;
  • Pesquisas de público;
  • Mídia comercial;
  • Relações com a imprensa;
  • Marketing para museus e centros culturais;
  • Direito Autoral e Propriedade Intelectual;
  • Aspectos do Direito: sociedades e contratos;
  • O uso dos incentivos fiscais à cultura;
  • Políticas culturais;
  • Patrocínio cultural;
  • Contabilidade e auditoria de projetos culturais;
  • Oficina de Projetos (uma verdadeira incubadora, na qual os alunos desenvolvem, sob orientação, projetos de marketing cultural de seu interesse).