Aqui você encontra informações sobre formação
de recursos humanos para a área de intersecção entre marketing & cultura.

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Aperfeiçoamento

Marketing Cultural: gestão, finanças e indústria criativa | Gestão e Marketing na Cultura

MARKETING CULTURAL: gestão, finanças e indústria criativa

Objetivos

  • Capacitar o aluno para a concepção, planejamento, comercialização
    e execução de projetos culturais;
  • Fortalecer uma filosofia de ação cultural fundamentada no estabelecimento
    e manutenção de políticas culturais.

Públicos-alvo

  • Profissionais de Marketing, Relações Públicas, Propaganda, Comunicação Empresarial e de Promoções que atuem na seleção e produção de iniciativas artístico-culturias nas esperas pública, privada e do terceiro setor;
  • Professores e estudantes de Comunicação Marketing, Belas Artes, Ed Artística, Museologia e Produção Cultural;
  • Produtores culturais, empresários, agentes, artistas e demais interessados.

Programa

  1. COMUNICAÇÃO INTEGRADA
  2. CONTABILIDADE, AUDITORIA E PREST. DE CONTAS
  3. CRIAÇÃO ARTÍSTICA
  4. DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL
  5. DIREITOS CULTURAIS
  6. ECONOMIA DA CULTURA
  7. FORMAS DE ORGANIZAÇÃO - ASPECTOS LEGAIS
  8. INCENTIVOS FISCAIS À CULTURA
  9. INDÚSTRIA CULTURAL VERSUS INDÚSTRIA CRIATIVA
  10. MKTG CULTURAL VERSUS MKTG PARA AS ARTES
  11. MÍDIA COMERCIAL
  12. OFICINA DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS
  13. PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
  14. PESQUISAS DE PÚBLICO
  15. POLÍTICA CULTURAL PÚBLICA
  16. POLÍTICAS DE PATROCÍNIO PRIVADO
  17. RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Coordenação

Manoel Marcondes Machado Neto

Professor Adjunto da FAF/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação (USP), mestre em Comunicação (UFRJ) e especialista em Análise de Sistemas e Métodos (Saint Charles CPE/EUA). Graduou-se em Relações Públicas pelo Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ.

Instrutores

  • Alberto Kaplan - Curador de Artes Visuais
  • Beth Lula - Mestre em Políticas de Patrocínio
  • Bety Serpa - Empresária e Assessora de Imprensa
  • Isabel Cristina Alencar de Azevedo - Mestre em Semiótica
  • Lucieni Simão - Doutora em Antropologia
  • Luiz Estevam Lopes Gonçalves - Mestre em Administração
  • Lusia Angelete - Mestre em Administração
  • Manoel Marcondes Neto - Doutor em Ciências da Comunicação
  • Marco Túlio de Barros e Castro - Mestre em Direito
  • Norivaldo Carneiro - Publicitário e Especialista em Marketing
  • Rosane Maria Rocha de Carvalho - Doutora em Ciência da Informação


GESTÃO E MARKETING NA CULTURA

Objetivo

Capacitar o aluno para a reflexão e o aperfeiçoamento das técnicas gerenciais aplicáveis às iniciativas culturais públicas ou privadas - projetos, programas e políticas - , no que diz respeito ao processo de marketing, à gestão de pessoas, de recursos financeiros, de informações e de parcerias, sob uma perspectiva de mercado.

Carga horária

Aulas aos sábados, de 9:30 às 18:00 h, perfazendo um total de 150 horas presenciais (18 sábados) somadas a 30 horas dedicadas a trabalho de conclusão de curso sob orientação à distância.

Formato

Aulas expositivas, palestras com convidados especializados, dinâmicas de grupo, debates e parte prática a cargo da Incubadora de programas e políticas culturais.

Programa

O programa do curso fundamenta-se nos cinco eixos principais da Política Nacional de Cultura e mais dois eixos temáticos.

Eixo 1: gestão pública da cultura, indústria cultural, políticas culturais.

Eixo 2: cultura é direito e cidadania, a questão da diversidade cultural, aspectos do direito: sociedades e contratos, direito autoral e propriedade intelectual, marketing social.

Eixo 3: economia da cultura, cadeias produtivas na cultura, o desenvolvimento do projeto cultural, o ponto-de-vista do produtor, contabilidade e auditoria aplicada à área cultural, mídia comercial, o ponto-de-vista do patrocinador, análise de viabilidade, o uso dos incentivos fiscais à cultura, captação de recursos, marketing cultural de terceira geração.

Eixo 4: patrimônio cultural, panorama das artes, o processo de criação artística, marketing para museus e centros culturais, pesquisas de público.

Eixo 5: comunicação é cultura, relações com a imprensa, marketing e comunicação institucional.

Eixo 6: políticas de patrocínio.

Eixo 7: marketing cultural.