16.06.2010 - Veja - Rio - P. 28 - Sabrina Wurm - Babá de atleta

Agente de campeões, Pedro Rego Monteiro, negocia contratos, zela pela imagem, dá conselhos...

Personagens essenciais da indústria do entretenimento, os atletas passaram a ter vida e remuneração de celebridade. Impulsionados pelo bom desempenho em campos, quadras e piscinas, eles desenvolveram uma existência paralela, participando de uma série de atividades, a exemplo de campanhas publicitárias, palestras motivacionais e eventos variados.

"A fama traz um assédio imenso e uma gama de ações para as quais o atleta não está preparado", afirma Francisco Andrade, diretor da recém-criada Academia Brasileira do Marketing Esportivo. Para administrar esse lado que passa ao largo das competições, ganha força a figura do agente. Cabe a ele cuidar de tudo o que se refere ao esportista. Conta bancária, contratos, consultas médicas... enfim, todas as coisas que envolvam a agenda e a imagem do ídolo.

Quem desponta nessa classe, chamada carinhosamente de "babá de atleta" é o economista carioca Pedro Rego Monteiro, 35 anos, ex-integrante da equipe brasileira de natação e da empresa de marketing Effect Sport. Sua carteira de clientes inclui o nadador campeão olímpico Cesar Cielo, os irmãos da ginástica artística Daniele e Diego Hypólito, o jogador de vôlei Giba, a triatleta Fernada Keller e o skatista campeão mundial Sandro Dias.

"Escolhemos o Pedro porque ele sabe exatamente do que precisamos: recursos, treinos de qualidade, ter uma imagem positiva e planejamento de carreira", afirma Diego Hypólito.

De fato, Monteiro se encaixa perfeitamente nesse perfil multifuncional. Formado em Economia pelo Kenyon College, nos Estados Unidos, ele cursou MBA em Finanças e Mercados de Capitais na Fundação Getulio Vargas. Em 2005, iniciou sua trajetória nos bastidores do esporte ao entrar para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Na entidade, foi o responsável pelas áreas de licenciamento de produtos até abrir o seu próprio negócio há dois anos. Em seis meses firmou uma bem-sucedida parceira com os irmãos da ginástica artística, que propiciou três novos contratos para Diego e dois para Daniele. Com faro atinado para novos negócios, o empresário tem um plano mirabolante para eles. Em 2011, planeja estrear a Hypólito Tour , uma atração à la Cirque du Soleil cujo maior apelo serão as acrobacias da dupla de irmãos.

"Embora ele deva estar ativo até 2016, o espetáculo não deixa de ser um teste para quando o Diego se aposentar", adianta Monteiro, que cobra uma taxa salgada da receita dos clientes, cerca de 20%. Sua rotina de trabalho exige fôlego de atleta. Acorda em torno das seis horas e inicia a jornada fazendo natação ou musculação. Ao menos duas vezes por semana acompanha os treinamentos de Diego e Daniele, antes de ir para o escritório, na Barra, onde cumpre uma agenda diária de reuniões e análise de contratos, fora visitas a empresas e viagens frequentes. Na semana passada, ele foi à Califórnia dar uma palestra sobre o Rei e Rainha do Mar, maratona aquática promovida por sua Effect Sport. Às vezes, o expediente vai muito além dos compromissos cotidianos. No ano passado, ao ver que Diego Hypólito vinha sendo fotografado nas baladas cariocas, ele aconselhou o ginasta a dar uma maneirada nas saídas. Foi prontamente atendido.

A realização da Copa em 2014 e da Olimpíada em 2016 se prenuncia como um divisor na área do marketing esportivo brasileiro, e as mudanças iniciais já podem ser detectadas. No futebol, modalidade em que as novidades chegam sempre primeiro e de forma superlativa, o aporte financeiro nunca foi tão grande. Neste ano, os clubes nacionais vivem a expectativa de faturar acima de 2 bilhões de reais. O Flamengo, por exemplo, prevê quadruplicar sua receita de patrocínio para o futebol, atingindo algo em torno de 35 milhões reais.

Com a aproximação da Copa e dos Jogos Olímpicos, os investimentos só tendem a aumentar. Atenta ao potencial do esporte brasileiro, a IMG, gigante que cuida da carreira de diversos astros das competições - entre eles o gofista americano Tiger Woods, o primeiro atleta bilionário do mundo -, abre em julho um escritório na cidade.

"É o momento certo. O mercado brasileiro está amadurecendo", afirma Eduardo Borges, vice-presidente da empresa na América Latina. Como em todo setor incipiente, as possibilidades de negócio parecem inesgotáveis. Quando era funcioário do COB, Monteiro diagnosticou a enorme distância entre os ídolos das modalidades olímpicas e a criançada. Para aproximar as duas partes, bolou o SuperAtletas, desenho animado estrelado por Cielo, Giba, Diego e Sandro Dias, que ele negocia com um canal de TV. Resta saber se esse quarteto fantástico de carne e osso vai emplacar mesmo ou se não passa de um delírio do agente dedicado.

As múltiplas tarefas de um profissional do ramo:

- Preparar um plano de carreira com foco a longo prazo, inclusive para o período da aposentadoria;

- Cuidar da imagem do esportista, interferindo na sua vida pessoal, se necessário;

- Captar recursos e patrocinadores;

- Criar licenciamento de produtos e brinquedos com a assinatura do atleta;

- Elaborar contratos em outras atividades, como comentarista esportivo, garoto-propaganda ou modelo, de acordo com o perfil de cada um;

- Orientar o competidor para as entrevistas com a imprensa.

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