13.01.2011 - O Globo - Digital & Mídia - P. 22 - Mensagens via redes sociais derrubam SMS.

Usuários aumentam junto com sites.

Segundo um estudo da Sociedade de Informação da Espanha apresentado esta semana pela Fundação Telefónica, as redes sociais estão tomando o lugar dos torpedos SMS. De acordo com o estudo, a penetração dos posts via redes sociais no mundo móvel subiu de 28,7% em 2009 para 50% em 2010, contra uma queda de 19,3% nos SMS.

Não só os SMS vão ficando fora de moda, como também decaem as chamadas de voz via telefonia fixa (- 8,3%) e telefonia móvel (- 4,1%). Enquanto isso, entre os serviços web mais tradicionais, caiu o uso do e-mail - de 91% em 2009 a 88,6% em 2010 - e dos fóruns [sic] de discussão, de 35,3% para 30,5% no mesmo período.

Já o uso das redes sociais como forma de comunicação na rede subiu de 2% em 2008 para 13% no ano passao. Corrobora o fenômeno um levantamento feito por cientistas da Universidade de Hong Kong, que demonstrou que, quanto mais cresce uma rede social, mais tempo seus usurários passam nela. Os pesquisadores observaram o comportamento dos membros de dois ambientes sociais on-line na China: uma rede de compartilhamento de arquivos e um portal de blogs. Quando o número de usuários aumentou no primeiro ambiente, a atividade dos usuários triplicou.

- Esse resultado é provavelmente aplicável ao Facebook e ao Twitter - disse Mike Thelwall, pesquisador da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido, à "New Scientist". - Você tende a usar mais as duas redes se seus amigos se estiverem lá.

« voltar