Outubro/1999 - Revista Talento - Filantropia. O bem estratégico. Stephen Kanitz explica por que a filantropia faz bem à imagem da empresa e à alma das pessoas. Renato Robrigues.

“Por que este país não tem sido atuante na área social ? Logo o Brasil, campeão mundial de concentração de renda, onde dezenas de milhões de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza ? Para o consultor e professor Stephen Kanitz, grande parte do problema refere-se, como sempre, ao nosso crônico atraso. Em palestra no CONARH 99, Kanitz colocou o Brasil pelo menos 70 anos atrás dos EUA em termos de filantropia, apontando nossa posição no segundo degrau dos seguintes estágios:

1o - O sistema é justo: “quem tem é porque fez por merecer”;
2o - Filantropia empresarial: de vez em quando, o empresário faz alguma doação;
3o - Fundações filantrópicas: organizações profissionais que praticam a filantropia organizadamente;
4o - Filantropia estratégica: as organizações montam e praticam planos “temáticos” de filantropia que agreguem uma causa simpática à marca. Exemplos: o McDonald’s, com a campanha McDia Feliz, de ajuda às crianças com câncer; e a Fundação Boticário, especializada em ecologia”.

“Contabilista de formação, o professor apóia essa crença no seguinte número: 54% dos jovens brasileiros querem ser violuntários, mas não sabem como começar. “O jovem não é insensível, apenas mal organizado e mal informado”, apontou”.

“Por outro lado, muitos empresários não destinam recursos para a caridade por medo da “pilantropia”, um mal que infelizmente ainda grassa pelo setor. Antes da lei que extinguiu os benefícios fiscais para essas entidades, muitas se aproveitavam, do rótulo “beneficiente” para embolsar a grana. Na dúvida, boas e ruins ficavam sem ajuda. O resultado é que, enquanto as 400 maiores entidades sem fins lucrativos dos EUA recebm o equivalente a 94 bilhões de reais por ano, as 400 maiores brasileiras se esfalfam com módico 1,7 bilhão. Kanitz pôs mãos à obra e criou o prêmio Bem Eficiente - este ano na 3a edição - no qual são apontadas as 50 melhores entidades caritativas do Brasil (www.melhores.com.br). Do prêmio também emergiram algumas li&